quarta-feira, 6 de julho de 2011



Como livrar-se do velho electrodoméstico!

Para dar uma nova vida à sua máquina de lavar roupa antiga, entregue-a na loja onde comprar a nova ou a uma instituição ou peça aos serviços municipais a sua recolha.

Deixar o velho pelo novo Quando encontra um substituto para assumir as funções do antigo aparelho, uma das alternativas é deixar o preterido na loja. Esta é obrigada a aceitá-lo e a assegurar a continuação no ciclo de reciclagem, ou seja, encaminhá-lo para a entidade gestora ou um operador que trate da sua triagem, desmantelamento e reciclagem, ou possível reutilização total ou de certas componentes para revenda ou reparação.
E o que fazer para se ver livre de um aparelho, quando não compra um novo? Esqueça tudo o que já viu perto da sua casa. Deixar um equipamento electrónico de grande porte ao lado do contentor do lixo ou dos ecopontos não é solução: motivos ambientais à parte, as coimas aplicadas podem exceder os 3000 euros.
Caso o aparelho ainda esteja a funcionar ou possa ser reparado, pode doá-lo a uma instituição. Se tiver um "mono doméstico", deve contactar os serviços municipais (a sua câmara ou junta de freguesia) e marcar um dia e uma hora para a recolha, mas nunca deve depositá-lo na via pública, fora do horário combinado. Em alternativa, e para reciclar pequenos equipamentos, como um monitor de computador ou uma lâmpada fluorescente, pode entregá-los em centros de recepção, que os armazenam até serem recolhidos pela entidade gestora que os encaminha para reciclagem. Alguns desses centros coincidem com os ecocentros municipais ou intermunicipais. Outros funcionam em empresas e distribuidores, como é o caso de alguns hipermercados, que armazenam o lixo electrónico. Na maioria dos centros de recepção, o horário de funcionamento limita-se aos dias úteis, durante as horas de expediente, pouco acessíveis ao cidadão comum. Mais: nem todos recebem os vários tipos de resíduos abrangidos pela lei, pelo que um contacto prévio é sempre útil.


Sem comentários: