Deco alerta que ZON não pode penalizar quem denunciar
contrato
Sandra Henriques
10 Out, 2013, 10:04 / atualizado em 10 Out, 2013, 14:19
A Deco - Associação Portuguesa
para a Defesa do Consumidor alerta que a ZON não pode penalizar os clientes que
tiverem denunciado o contrato por causa da alteração das condições gerais do
documento. Caso contrário, a empresa “terá induzido os clientes em erro, o que
representa uma prática comercial desleal por ação enganosa”.
“A ZON na fatura de setembro
comunicou aos seus clientes que iriam entrar em vigor novas condições gerais a
partir de 1 de novembro e que o consumidor poderia denunciar sem qualquer penalidade.
O problema coloca-se no facto de os consumidores nos terem informado que em
contacto com a ZON terem sido informados por parte da empresa que poderá vir a
aplicar uma cobrança relativa ao período de fidelização”, explica Ana Sofia
Ferreira, da Deco, à Antena1.
A responsável da associação de
defesa do consumidor revela que “da nossa análise à lei e à comunicação da
operadora concluímos que a ZON não pode exigir valores de penalização a quem
quiser deixar de ser cliente, desde logo porque a mensagem enviada aos clientes
na fatura de setembro indica claramente a possibilidade de denunciar o contrato
sem penalidades até 15 de outubro”.
“Se na prática a ZON vier a
contrariar esta informação então terá induzido os clientes em erro, o que
representa uma prática comercial desleal por ação enganosa”, remata.
Entretanto, a Deco já fez seguir
uma queixa para a ANACOM. Contactada pela Antena1, fonte da ZON afirma que há
exceções à situação em que não há qualquer penalização pela denúncia do
contrato e invoca o disposto nos pontos 6 e 7 do Artigo 48.º da Lei das
Comunicações Eletrónicas.
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