quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Educação Ambiental
Com vista a uma educação que desenvolva competências ambientais no que se refere aos atores do futuro, a escola como lugar privilegiado de aprendizagem, deve proporcionar aos alunos a aquisição de valores e promover atitudes e comportamentos pró-ambientais, invertendo a tendência atual, que compromete a existência da própria espécie humana. A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2015 e respetivo Plano de Implementação, pode ser consultada na Resolução do Conselho de Ministros 109/2007.
Guiões pedagógicos: Educação ambiental - Conhecer e preservar as Florestas e Educação para a Sustentabilidade - Carta da Terra

A DECO leva a efeito um Concurso com o objetivo de premiar as Escolas que realizem projetos promotores de comportamentos de consumo mais sustentáveis, no que respeita à utilização da energia elétrica, durante o ano letivo 2011/2012.
Neste concurso nacional, onde a criatividade e a originalidade serão postas à prova, a DECO e o Programa Eco-Escolas desafiam as escolas a desenvolverem projetos e atividades inovadoras e criativas, dirigidas a toda a comunidade educativa (alunos, professores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação) e também à comunidade local, que contribuam para a sua sensibilização e conduzam à melhoria das suas competências para um uso sustentável e eficiente da energia eléctrica.
O CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA destina-se a todos os estabelecimentos de ensino público e privado com ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo) e secundário de Portugal Continental e Regiões Autónomas. No âmbito desta iniciativa a DECO dispõe de um novo site (www.escolasustentavel.com) e de um novo e-mail (escolasustentavel@deco.pt) para promover a partilha e disseminação de informação e de recursos educativos junto dos estabelecimentos de ensino e incentivar os mesmos a desenvolver projetos e atividades de promoção de eficiência energética na escola e na comunidade. Cartaz Escola Sustentável Folheto Escola Sustentável
Para mais esclarecimentos sobre o “Concurso Escola Sustentável – Energia” poderão contactar pelo telefone 21 3710214 e pelo e-mail escolasustentavel@deco.pt.

Sem comentários: