A educação online, é apresentada como uma forma de dinamismo do aprendizado quando se promovem interacções positivas e frequentes, facultando uma vastidão imensa de saberes revolucionando modelos de educação e auxiliando no ingresso a novas oportunidades. A participação estudantil tem, efectivamente um lugar de destaque quando as discussões são valorizadas.
A "presença social" advém de categorias motivacionais, sendo uma condição basilar no começo dos cursos, no entanto, para que não se verifique o declínio desta motivação e eventual abandono, há uma necessidade permanente de construção de significado para os sujeitos.
A forma como o curso é estruturado e o feed-back por parte de quem o concebe e orienta é muito importante para que a motivação seja progressiva. .
A distância transaccional, não foi utilizada em estudos empíricos no sentido de se compreender se existe alguma relação com o grau de satisfação dos estudantes ou com os seus resultados.
Moore, considera que uma estrutura solidamente definida, é essencial para o grau de satisfação dos estudantes, com consequências em termos de resultados de aprendizagem, na medida em que estimula e apoia o pensamento. Poderá a estrutura incrementar as oportunidades de presença cognitiva de forma a enfraquecer a distância transaccional? Segundo Moore a estrutura envolve menos o estudante no conteúdo do curso.
Swan também encontrou uma correlação entre o nível de actividade do estudante e a percepção dos seus resultados. A satisfação era proporcional à interacção. A aprendizagem percebida e o grau de satisfação não determinam a própria aprendizagem
Solomon fez um paralelismo entre os alunos e a aprendizagem em contexto televisivo e em termos de material impresso, formulando a hipótese de que quanto mais acessível é o material menos empenho há por parte dos sujeitos com maiores capacidades. Os resultados reforçaram as suas suposições, verificando-se uma maior eficácia no contexto televisivo, embora o material impresso proporcionasse uma maaior aprendizagem.
A perspectiva do estudante funcionará como directriz para uma investigação mais coerente sobre cursos online. O envolvimento professor/aluno é basilar no sentido de criação de uma relação mais coerente e transparente. As participações em discussões online podem revelar-se construtivas dependendo do envolvimento de cada um e de todos e das atitudes educacionais. Fundamentalmente, as construções cognitivas contextualizam-se na partilha de informação.
Os estudantes atribuem um significado mais intenso à discussão e à estrutura, valorizam a capacidade de todos os participantes nesta "comunidade", construindo dimensões cognitivas fundamentais e afirmando que a presença interventiva do professor que consiste em suscitar e apoiar é uma mais valia em termos de aprendizagem.
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