A utilização da Internet nas escolas pode ser visto como uma extensão da utilização de outros média no passado e no presente. Muitos professores utilizaram os jornais nas disciplinas de estudos sociais, de português, para desenvolver a capacidade de interpretação e para desenvolver a habilidade do aluno para seleccionar assuntos de interesse. Agora, os professores podem se virar para a Internet para realizar actividades semelhantes mas com muitas mais potencialidades. Por exemplo, é possível atingir um maior nível de interactividade e uma maior integração entre os vários elementos da matriz Multimédia como, por exemplo, a introdução de animação integrada com áudio e texto.
A Internet e outros meios de comunicação digital por rede já têm vindo a ser utilizada pelos professores para auxiliar o estudo de culturas diferentes, discutir e debater problemas sociais, consultar cientistas e autores, procurar informação em assuntos específicos, colaboração na pesquisa e publicar jornais.
Existem autores que prevêem mudanças radicais na educação e na escola, provocadas pela generalização da utilização da Internet. Em "Using the Internet for Education", Craig Cunningham, professor de história e filosofia da educação na Northeastern Illinois University, diz que "this traditional classroom is, as they say, history. As Internet access becomes nearly universal in schools, we are going to see classrooms replaced by arrangements of Internet terminals and tables. Increasingly, the ‘classroom’ won’t exist at all in a physical sense, because a ‘class’ will consist of students scattered all over globe, whose only interaction with the instructor is electronic." A verdade é que já se encontram na Internet várias aulas on-line a nível universitário.
A Internet e outros meios de comunicação digital por rede já têm vindo a ser utilizada pelos professores para auxiliar o estudo de culturas diferentes, discutir e debater problemas sociais, consultar cientistas e autores, procurar informação em assuntos específicos, colaboração na pesquisa e publicar jornais.
Existem autores que prevêem mudanças radicais na educação e na escola, provocadas pela generalização da utilização da Internet. Em "Using the Internet for Education", Craig Cunningham, professor de história e filosofia da educação na Northeastern Illinois University, diz que "this traditional classroom is, as they say, history. As Internet access becomes nearly universal in schools, we are going to see classrooms replaced by arrangements of Internet terminals and tables. Increasingly, the ‘classroom’ won’t exist at all in a physical sense, because a ‘class’ will consist of students scattered all over globe, whose only interaction with the instructor is electronic." A verdade é que já se encontram na Internet várias aulas on-line a nível universitário.
Sem comentários:
Enviar um comentário